Pesquise neste blog.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Síndrome do Intestino Irritável.

Dor abdominal, diarréias frequentes, constipação, gases, e ainda, depressão ou ansiedade? Você pode ter a chamada Síndrome do Intestino Irritável. Aprenda o que é e o que fazer para lidar com ela.
A síndrome do intestino irritável é um distúrbio intestinal funcional comum caracterizada por desconforto abdominal recorrente e função intestinal anormal. O desconforto freqüentemente se inicia após a alimentação e desaparece após a evacuação. Os sintomas podem incluir cólicas, náuseas, distensão abdominal, gases, constipação, diarréia e uma sensação de evacuação incompleta. Pode estar associado a graus variados de depressão ou ansiedade.
A causa da síndrome do Intestino Irritável (SII) não é bem conhecida e, portanto, não se sabe como, a partir de um certo momento, uma pessoa passa a apresentar os sintomas. No passado, achava-se que o problema era puramente emocional. Hoje, sabemos que o intestino tem um segundo cérebro representado por mediadores e um sistema nervoso próprio. Sabemos também que a região do hipotálamo no cérebro, entre outras funções, é responsável pelo impulso das emoções e tem ligação direta com o sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático. Sabemos, ainda, que o principal nervo do sistema parassimpático, o nervo vago, enerva todo o tubo digestivo. Ele estimula a secreção de ácido, de enzimas, de fatores digestivos e coordena a movimentação do intestino. Além disso, há cerca de cinco anos, descobriu-se que existem hormônios e receptores para esses hormônios localizados no tubo digestivo, similares àqueles encontrados no sistema nervoso central e que são chamados de encefalinas, por analogia a encéfalo (cérebro). Portanto, o tubo digestivo possui enervação própria e hormônios que regulam sua motilidade e capacidade de secretar. Tudo isso nos permite afirmar que existe relação direta entre a emoção integrada no hipotálamo e a motilidade do intestino.
Os indivíduos com síndrome do intestino irritável com predomínio de diarréia apresentam mais de três evacuações/dia, fezes líquidas e/ou pastosas e necessidade urgente de defecar. As evacuações não costumam ocorrer à noite, durante o sono, ao contrário das diarréias de causa orgânica. Não há sangue nas fezes (com exceção dos casos de fissura ou hemorróidas), mas pode haver muco.
Já os com predomínio de constipação (intestino preso) evacuam menos de três vezes/semana, as fezes são duras e fragmentadas (fezes em "cíbalos" ou "caprinas"), e realizam esforço excessivo para evacuar (evacuações laboriosas). A constipação pode durar dias ou semanas e obrigar o paciente a fazer uso de laxantes em quantidades cada vez maiores, o que a agrava ainda mais a doença. Dor abdominal acompanha a gravidade da constipação e tende a aliviar com eliminação de fezes, porém é freqüente a queixa de uma sensação de evacuação incompleta, o que obriga o paciente a tentar evacuar repetidas vezes.
A maioria das pessoas com SII comenta sobre distensão abdominal, eructações e flatulência freqüentes e abundantes. São sintomas inespecíficos e são atribuídos ao excesso de gás intestinal. Entretanto, estudos quantitativos do volume gasoso intestinal em pacientes com SII revelam que a maior parte deles tem volumes normais de gás. Porém, mínimas distensões intestinais provocadas geram esses sintomas, sugerindo uma diminuição (congênita ou adquirida) do limiar de tolerância à distensão.
Certos alimentos são mal tolerados pelas pessoas com SII. A confecção de um diário alimentar correlacionando sintomas com os alimentos ingeridos previamente pode ser capaz de detectar alimentos desencadeantes.
Algumas pessoas têm uma tolerância diminuída ao leite e derivados o que pode desencadear a diarréia. Para essas pessoas a diminuição da ingestão desses alimentos pode melhorar os sintomas. O uso de bebidas gaseificadas pode levar gás aos intestinos e causar dor abdominal.
Comer ou beber rapidamente, mascar chicletes, fumar, inspirar ar pela boca quando nervoso pode levar a algumas pessoas a engolir grandes quantidades de ar, os gases também podem ser produzidos por certos alimentos como feijões, cebolas, brócolis, repolho, uva e ameixa. Comer mais lentamente ou minimizar os alimentos formadores de gases pode ser útil.
Uma vez que a cafeína pode aumentar a motilidade intestinal, as pessoas com a síndrome deveriam evitar ou minimizar o uso de bebidas que contém cafeína como o café e colas cafeínadas.
Por outro lado, aumentar o conteúdo de fibras na dieta pode ajudar a regular a atividade intestinal e reduzir tanto a constipação como a diarréia. Mas atenção!! Fibras solúveis são as que formam e compactam o bolo fecal. Normalmente, são encontradas em polpas de frutas e em alguns cereais. Já as insolúveis formam o bolo fecal, mas não têm o poder de compactá-lo. Funcionam mais como laxante e estão presentes nas cascas das frutas e de cereais e em todas as verduras. De acordo com a tendência a apresentar constipação ou diarréia, os portadores da síndrome do intestino irritável serão orientados a ingerir mais fibras solúveis ou mais fibras insolúveis.
Se fontes modificáveis de estresse podem ser descobertas, resolvê-las pode ajudar.
Exercícios regulares também podem ajudar a normalizar a função intestinal.
E não despreze o benefício que a psicoterapia e outras técnicas terapêuticas (relaxamento, por exemplo) podem trazer aos portadores da síndrome.
Então, se você sente algo parecido procure um médico especialista já. Não é necessário conviver com esses sintomas.

19 comentários:

  1. ^^ Brigadinha pelas informações sobre SII tenho isso =/ e tbm intolerancia a lactose ja tirei o leite.. e não sei mais o que tirar, mas não aguento mais essas dores... são todos os dias! Mas vocês me ajudaram bastante tem certos alimentos que ainda nao tinha lembrado que poderia ser, e tbm sobre a fibra, acho q isso vai resolver pra mim ^^ Valeu pelas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, até parece eu falando... Tbm sou intolerante a lactose e tenho SII, o que faz da minha vida um pequeno inferno kkkkkk

      Excluir
  2. Obrigada pelas informações. Tenho todos esses sintomas e estou fazendo um diário, mas tenho quase certeza que é SII. Já estou evitando alguns alimentos, mas pelo que entendi o tratamento é multidisciolinar envolvendo vários profissionais, inclusive terapias de relaxamento como yoga. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho SII já há algum tempo e não podia comer pois me dava diarréia. Fui a um gastro e me receitou o medicamento PROLIVE e hoje em dia estou um pouco melhor e posso comer mais coisas.


    ResponderExcluir
  4. muito boas as dicas. obrigado

    ResponderExcluir
  5. tenho sindrome do intestino irritavel´, so que naõ tenho diarreia so que basta comer qualquer coisa que estufo e ja começa as dores e ardencias ate no anus ,estou apavorada ; desdes que descobri que era alergica a cacau,leite,pimentaõ,naõ sei mais o que comer.obrigada 22/9/1913

    ResponderExcluir
  6. tenho sindrome do intestino irritavel´, so que naõ tenho diarreia so que basta comer qualquer coisa que estufo e ja começa as dores e ardencias ate no anus ,estou apavorada ; desdes que descobri que era alergica a cacau,leite,pimentaõ,naõ sei mais o que comer.obrigada 22/9/1913

    ResponderExcluir
  7. Tenho síndrome do intestino irritável, tenho diarreia e ás vezes constipação, estou tomando PROLIVE, agora consigo comer um pouco melhor, só tenho uma dúvida, quem tem essa síndrome pode comer bacalhau?

    ResponderExcluir
  8. também tenho síndrome do intestino irritável e já não aguento mais, todos os dias tenho dor abdominal, tudo que como me faz mal estou aprendendo a mudar meu habito alimentar. É difícil. Boa sorte a todos

    ResponderExcluir
  9. Tenho síndrome do intestino irritável à 17 anos e no começo era tratado como colite nervosa, somente ha uns 9 anos é que o nome mudou, mas o desconforto de ter que ir ao banheiro várias vezes ao dia continua, aprendi mais com todas essas informações, tomei por vários anos Dicetel (hoje chama Silifi), vou questionar com meu médico sobre o Prolive! Obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
  10. ACHO QUE TB ESTOU COM ESSE PROBLEMA. E DEPOIS QUE LI ESSA MATERIA AI QUE FIQUEI MAS ACREDITADA DO QUE TENHO E O QUE SINTO. É ATÉ DIFICIO DE FALAR PORQUE AS VEZES É COMO SE TUDO QUE COMO MI FAZ MAU.MAS GOSTEI MUITO DA MATERIA.

    ResponderExcluir
  11. e bem complicado...faço unha e percebi que so o fato de ficar horas sentada comprimindo a barriga ja me causa dores seca uma colica muito forte...praticamente tudo tem me feito mal...leite ja aboli do meu cardapio e agora n estou podendo comer nada que vai trigo.

    ResponderExcluir
  12. também estou sentindo dores do Sll,a dois anos, minha dor e tão grande que preciso ir ao hospital e tomar TRAMAL,ja fiz colono e endo,e nada, então me dagnosticaram com Sll,mas esta insuportavel,pior que sinto muitas dores na lombar também,émuitoruim...

    ResponderExcluir
  13. Também sofre de SII e estou cheia de dúvidas. por exemplo, pode se comer verduras? esse prolive é para quem tem o sindrome? e qual é a reacção do organismo a ele? É dificil mesmo. ontem tive praticamente 2 horas sem conseguir ficar direita pois as dores eram insuportaveis... descobri ha pouco tempo o que tinha... Não sei bem o que fazer...

    ResponderExcluir
  14. Olá amigos quero comentar aqui o meu caso e a simples solução que encontrei.
    Eu durante 10 anos tive muitos problemas de intestino fiz 3 vezes Colonoscopia, passei por 5 médicos todos com
    diagnósticos diferentes, mandaram eu trocar a alimentação não comer chocolates, especiarias, gorduras, frutas,
    feijão, repolho, brócolis, leite, bebidas gaseficadas, álcool e principalmente alimentos com gluten.
    Segui a risca todas as recomendações e nada adiantou.

    Meus Sintomas eram esses:
    - Estresse - acho que todos que tem problemas com intestino é estressado ou meio depressivo, no meu caso era assim.
    - Dor Abdominal Forte ou Cólicas
    - Gases
    - Diarréia ou Constipação - dependendo do que eu comia esse quadro se alternava, alguns dias dava diarréia outros prendia o intestino
    - Muco nas Fezes

    Era meio estranho pois tinha tempos que dava uma melhorada e tinha tempos que parece que esses sintomas se agravavam.

    Até que há 2 anos atrás eu comecei a pesquisar sobre probióticos e prebióticos e cheguei a conclusão que o melhor custo benefício como probiótico
    seria o Kefir de Leite e o melhor prebiótico seria a fécula de batata crua pois ela é um amido resistente puro e encontra em qualquer mercado.

    O amido resistente que no caso é a fécula de batata crua passa direto pelo aparelho digestivo sem ser digerido e vai parar no intestino intacto e esse amido resistente serve como alimentação para as bactérias boas do nosso intestino,
    essas bactérias boas você consome através do Kefir de Leite que é uma colônia de bactérias boas para a restauração e renovação da nossa flora intestinal.

    Comecei a consumir todos os dias 2 copos de Kefir de Leite misturado com 1 colher de sopa de fécula de batata crua, parece uma coisa muito simples não ?

    Por incrivel que pareça em 1 semana meu intestino já regularizou, em 2 semanas não tinha mais nenhum sintoma, continuei tomando e tomo até hoje todos os dias
    depois de 4 meses que eu estava tomando fui fazer uma nova colonoscopia e o médico se surpreendeu comparando com os antigos resultados, eu contei para ele o que estava tomando e ele
    confirmou que realmente tem muitas pessoas tendo ótimos resultados e benefícios com o Kefir de Leite mas como ele não têm autorização para receitar produtos naturais e só pode
    receitar remédios de laboratórios e de farmácias ele não receita de forma alguma, mas disse que era para eu continuar tomando que isso tinha me curado.

    Descrevi aqui exatamente o que o médico me falou.

    Então pessoal estou deixando aqui esse relato para quem interessar que pesquise sobre o Kefir de Leite, na internet e youtube tem muitas informações, vocês vão se surpreender.

    O único problema desse Kefir de Leite é que é difícil de encontrar, mas eu encontrei um site que vende pelo valor de R$24,90 já com o frete incluso e entregam em todo o Brasil.

    o site é esse:

    kefirdeleite.com


    O Kefir de Leite quando você compra vem os grãozinhos e com esses grãos você mesmo vai fazendo em casa pois ele vai reproduzindo e vai tomando todos os dias, você compra apenas uma vez e se bem cuidado dura anos e anos.

    Então não custa dar uma pesquisada pois o meu estado eu considerava grave e me incomodava demais, estou deixando esse post em agradecimento a esse abençoado Kefir de Leite que mudou a minha saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo belo post. Vou experimentar o kerfir de leite como vc nos orientou. Boa sorte e muita saúde para vc!

      Excluir
  15. Suplementos de vitaminas exclusivo.para mulher pode causar diarreia ?

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber se a fécula de batata crua , é de batata doce ou é da batata inglesa . Gostei muito do depoimento que fala sobre o Kefir e a fécula de batata ,mas fiquei em dúvida sobre qua batata é utiliza .quem poder me esclarecer sobre de qual batata se trata fico muito agradecido ,pois sofro muito com esse problema intestinal que é a sii .

    ResponderExcluir
  17. BetVictor Casino - MapyRO
    BetVictor Casino. BetVictor Casino. 1 818 929. BetVictor 포천 출장샵 Casino. 2 바카라 사이트 17 15 20 경상남도 출장안마 30. BetVictor Casino. 3 파주 출장마사지 21 26 25 30. BetVictor 포천 출장샵 Casino. 4 21 28 22 35.

    ResponderExcluir

Comente à vontade.

Veja também!

Related Posts with Thumbnails